Bem-Vindos ao WE SCENE!

segunda-feira, 7 de março de 2011

Riot Grrrl

Riot Grrrl (ou Riot Grrl) é um movimento abrangndo bandas de punk, punk rock, hardcore e indie rock femininas. A intenção do movimento é mostrar as mulheres o seus direitos só que em vez do uso de protesto, usaram a música. Como antes mulheres normalmente só eram vocalistas, e muitas vezes em bandas mal reconhecidas, o propósito era montar bandas de rock, e todas aquelas coisas que eram consideradas masculinas. O gênero musical Riot Grrl apareceu na década de 90 como resposta as atitutes machistas do punk. A Bikini Kill (foto a cima) e a Bratmobile são consideradas umas das primeiras bandas do movimento.

Bikini Kill: Foi uma banda dos Estados Unidos de punk rock formada em 1990. Foram de fato a maior influência do Riot Grrl. A banda começou com Kathleen Hanna, Tobi Vail e Kathi Wilcox. E mais tarde o guitarrista Billy Boredom juntou-se ao grupo.
Bratmobile: Também foi uma banda punk dos Estados Unidos, outra grande infulência do Riot Grrl. A banda começou como uma dupla: Molly Neuman e Allison Wolfe.

Mas, não vim para falar de bandas Riot Grrls, e sim sobre o movimento.

História:
Surgiu em meados dos anos 90, nos EUA. O termo surgiu quando Allison (Bratmobile) criou um fanzine com o nome de Riot Grrrl, onde se rebelava contra "Garotas não sabem tocar guitarra, bateria ou baixo tão bem quantos os homens" - que Brody Dalle respondeu com "They say woman can't play guitar as well as men... I don't play guitar with my fucking vagina, so what difference does it make?" viram, ela é genial - e graças a isso, muitas garotas sentiam-se desencorajadas a aprender a tocar guitarra, bateria, baixo etc. Então as Riot Grrrls abriram uma "porta nova" = elas não davam a mínima para o que os outros pensavam, não faziam questão de parecer todas bonitinhas e arrumadinhas. Elas abriram a porta do punk no mundo feminino. Muitos consideram Kathleen (vocalista do Bikini Kill) a "líder" do Riot Grrrl.
Em muitos shows as garotas do Bikini Kill se apresentavam com coisas como "SLUT" ou "RAPE" escritas no braço etc, em forma de ração aos muitos homens que consideravam as Riot Grrrls vagabundas.

Negrito
Outras bandas: Outra banda muito famosa (provavelmente mais que Bikini Kill) é a Hole, banda da Courtney Love. Muitos consideram Hole parte do movimento Riot Grrrl, mas Courtney diz não ter participado de tal movimento feminista.
L7, The Breeders Sleater-Kinney, Le Tigre também sou outros exemplos de bandas Riot Grrl, mas não tão famosas.

Qual a opinião de vocês sobre esse movimento? É esse seu movimento favorito? Se não, qual é? Deixem nos comentários e eu poderei fazer um post sobre seu movimento favorito. (:

Por: Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário